O que é preciso para Prosperar
- Thiago L.G.Moura
- 20 de mai. de 2024
- 2 min de leitura

Tanto em termos de jardinagem quanto em termos espirituais, o plantio e a colheita são épocas emocionantes. Plantar é o começo de uma aventura e colher é o produto de muito trabalho. É fácil comemorar novos começos e conquistas duramente conquistadas, mas e uma coisa que não é tão divertida?
O processo de poda.
Quem deseja reconhecer o que está morto e improdutivo em suas vidas? Quem quer cortar o que já está florescendo, o deixando menor, desajeitado e se sentindo fraco demais?
Mas a poda é exatamente o que precisamos para continuar produzindo frutos.
“Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda”.
João 15:2 NVI
Jesus menciona duas ações distintas neste processo: cortar o que está morto e podar os frutos.
Cortar o que está morto faz sentido. É um peso extra, é improdutivo, está bloqueando a luz do sol e está roubando a boa energia de galhos que poderiam prosperar. Mas sem o contexto adequado, a poda de frutos parece ter o sentido inverso.
No entanto, o objetivo da poda não é enfraquecer algo, mas revitalizá-lo.
Se um galho estiver fraco ou doente, ele pode enfraquecer não apenas a si mesmo, mas também as árvores ao redor. Sem a poda, tanto a árvore quanto a vida que a cerca podem nunca atingir o seu pleno potencial.
A poda dá espaço para mais crescimento.
A poda estimula a produção.
A poda mantém a planta ou a pessoa forte.
Deus é um bom jardineiro. Ele não seria um bom jardineiro se o deixasse por conta própria: cercados de ervas daninhas, ineficazes e cheios de disfunção. Mas Ele se importa com aqueles a quem ama. Ele corta o que está morto para o seu benefício. Ele amorosamente corta coisas ineficazes em sua vida para abrir caminho para mais frutos.
Você pode confiar a sua vida a Deus porque Ele se importa com quem você é e quem você pode se tornar. Então, quais “galhos mortos” você está arrastando? É possível que Deus o esteja podando para o crescimento futuro? Separe alguns momentos e converse com Deus sobre quaisquer áreas em sua vida que você reconheça que precisam mudar.
Comments