A importância do Espírito Santo
- Thiago L.G.Moura
- 12 de fev. de 2019
- 5 min de leitura
O quanto nós sabemos sobre o Espírito Santo em nossas vidas? O quanto sabemos o que faz em nós? Estamos dando a devida importância a Ele em nós?
Para sabermos e respondermos essa questões, e até se você não conhece Ele e
sua importância, precisamos saber primeiramente quem Ele é. Depois vamos conhecer suas atribuições em nossa vida e seu papel.
Vamos até algumas passagens de João para conhece-lo. Aliás, João nos dá grandes ensinamentos sobre o Espirito Santo.

João 14:16, 17 e 26: E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós; Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. Esses versículos já nos dão uma base de quem é o Espirito Santo. Primeiramente, ele é o Consolador. Segundo o dicionário, consolador é: Aliviar, amenizar, confortar a aflição ou a contrariedade de alguém No dicionário cristão: O termo “consolador”, traduzido do grego “parakletos”, O termo “consolador”, traduzido do grego “parakletos”, é citado em apenas 5 versos da Bíblia, sempre pelo apóstolo João (João 14:16; 14:26; 15:26; 16:7 e I João 2:1). O sentido original da palavra grega parákletos está relacionado a alguém que está ao lado a fim de ajudar, defender, consolar. Há várias traduções possíveis para a palavra grega parákletos. Além de “Consolador”, tradução mais comum em português, algumas versões usam “confortador”, Conselheiro, Advogado, e até mesmo Paráclito como traduções possíveis para a palavra grega parákletos.
Então, Ele é aquele que está conosco ao nosso lado para nos ajudar, defender contra o diabo e seus anos malignos, aquele que alivia nos em meio as tribulações, que nos conforta em meio a dor, conselheiro diante das situações, que nos defende diante de Deus e do diabo. Você consegue perceber a importância dele em sua vida?
Quando dizemos que estamos sozinhos, é claro que é um sentimento humano dentro de nós, mas pelo contrário, o Espírito Santo está ali, apesar de não o vermos, podemos sentir dentro de nós sua presença. Ele habita conosco, está em nós. Se você ainda não é batizado nele (veremos esse assunto mais adiante), está perdendo uma das coisas mais importantes que Jesus deixou-nos aqui nesta terra.
Espirito da verdade, ou seja, Nele não há mentira, engano, sujeira. Ele só irá nos auxiliar naquilo em que a palavra de Deus, a Bíblia, ensina. O seu norte é a palavra de Deus. Sua direção é a palavra de Deus. O seu consolo em nossa vidas é nos dizer o que Deus, Jesus diz em sua palavra. Ele não compartilha de ideias humanas, palavras humanas, sentimentos humanos, ações humana. Ele é dirigido pelo próprio Deus.
Algumas das variadas atribuições do Espírito Santo.
Agora que já conhecemos um pouco sobre o Espírito Santo, vamos ver suas atribuições aqui. Usando esses mesmos versículos, já temos um norte do que Ele é, muito mais que um Consolador. Para ser o consolo em nossa vida, nos defender e tal, (como vimos acima), precisamos conhecer a palavra de Deus.
João 15: 26,27: Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim. E vós também testificareis, pois estivestes comigo desde o princípio.
É importante frisarmos aqui que o Espírito Santo é verdade. Então Ele não pode habitar onde há mentira, engano, maldade, e todo o tipo de mal. Então caso esteja na situação acima, saiba que Ele não está com você. É preciso se limpar, se tiver erros, falar com Deus e confessar o pecado, Deus nos limpará como sangue de Cristo e passaremos a andar em novidade de vida. Bem seguimos adiante, o Espírito Santo testifica de Jesus. O que é testificar? Segundo o dicionário: 1: dar testemunho de; testemunhar, comprovar, atestar; 2: afirmar com certeza; assegurar.
Ou seja, o Espírito Santo dá o testemunho de Jesus em nós, em nosso coração, afirma quem é Jesus que não sobra nenhuma dúvida que é isso é a verdade.
João 16:7-14 Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. Do pecado, porque não crêem em mim; Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado. Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora. Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar.
O Espírito Santo testifica, afirma com tamanha certeza que convence que que aquele ato, aquela atitude é errada. Ele convence do pecado, pra crermos em Deus, em Jesus e sua obra feita por nós, do seu amor, dessa justiça, que Jesus fez por nós para sermos diante do pai justificados e podermos assim sermos salvos da condenação que estava preparada para nós quando fomos separados D´Ele pelo pecado de Adão e desse juízo que teríamos caso fossemos
condenados a perdição eterna e o peso que isso nos traz, o que passaríamos a ficar separados de Deus eternamente, mas que é possível mudar isso em Jesus.
Ele nos guiará em tudo em nossas vidas através da palavra de Deus. Podemos tomar decisões baseadas em nosso conceitos, conhecimentos, que muitas vezes podem dar certo como também não, mas a decisão acertada para a vida do cristão é sempre aquele dirigida pelo Espirito Santo. Ele anuncia tudo o que há de vir, tudo o que precisamos para vivermos aqui uma vida com Deus e irmos ao céu, tudo o que precisamos para sermos uma benção aqui e até poder desfrutar das bem-aventuranças que Deus tem pra nós. Quando você ora pedindo a Deus um conselho, uma palavra, que decisão tomar sobre uma situação, saiba que é nessa hora que entra o Espirito Santo, esse é o seu papel, nos guiar em toda a verdade. …ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir…(verso 13).
Para que isso possa ocorrer, precisamos sempre ouvir e aprender mais através da palavra de Deus, ouvindo a pregação dela, lendo e meditando a Bíblia, pois é nela que o Espírito Santo vai nos dirigir, vai nos fazer lembrar do que ela diz, para agirmos sob ela, vai nos lembrar das palavras para que da nossa boca só saia o que convém dela, saibamos falar diante das mais diversas situações. Você já reparou que há cristãos que só fala bobagem? Pode reparar que essa pessoa não tem o Espírito Santo, ou se tem, passa bem longe e esquece-se Dele.
A verdade é que não tem, pois uma pessoa que é Dele, sempre vai dizer o que Ele orienta.
Acaso pode sair água doce e água amarga da mesma fonte? Tiago 3:11 (NVI) Não é possível um cristão ter duas palavras...
Mediante tudo isso, Ele é o responsável em glorificar a Jesus, e isso acontece através de nossas vidas, andando no que Ele anuncia, quando damos glória a Ele, a Jesus a Deus, quando testemunhamos o bem que Ele nos fez, as vitórias que Ele nos fez conquistar contra o aquele mal. Lembre-se que a nós não azemos nada, não temos poder algum em nós, não temos habilidade nenhuma em nós, tudo que conseguimos vem D´Ele, por Ele e para Ele.
Veremos mais à frente o que mais o Espirito Santo tem. Isso é um pouco daquilo que realmente ele É.
Até breve.